Faça login

Conheça o Colégio Verítas

O Colégio Veritas,inicialmente chamado de Escola Pingo Mágico, teve a sua primeira Unidade fundada no bairro Ilda em 1994. Iniciou com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental fase I, com o objetivo de atender a grande necessidade da região por uma boa escola e foi chamada inicialmente como Escola Pingo Mágico.

A Escola Pingo Mágico se torna Colégio Veritas em 2004, com a direção das professoras Mestres Nilda Rocha e Iracy Barbosa, que desenvolvem a partir de então um trabalho de sucesso desenvolvido junto à comunidade, baseado na conquista da confiança. Ocasionando na criação do Ensino Fundamental II fase e o aumento das turmas já existentes.

Mais adiante, em 2011, após o sucesso da primeira unidade, foi inaugurado a segunda unidade do colégio no setor Cruzeiro do Sul. Aumentando a área de atuação da instituição e mantendo o padrão de qualidade.

O Colégio Veritas é onde a educação formal acontece e, por isso, não pode ser esquecido o seu grande papel de mediador e transformador da educação. Nesse sentido, é que buscamos alternativas inovadoras, metodologias e novas práticas de ensino, fazendo com que a processo educativo possa gerar outra forma de organização de trabalho pedagógico.

A Objetivo do Colégio Veritas como instituição de ensino, é formar o cidadão consciente de si e dos outros, criativo e crítico da sociedade em que vive, de forma que possa atuar para transformá-la. E é a partir dessa formação cidadã, que buscamos formar futuros agentes agregadores que integrem e inspirem outras pessoas neste processo de transformação.

Para que isso aconteça, a instituição é direcionada, organizada e equipada a partir dos elementos chave: Os profissionais, os educandos e suas familias. Tendo sempre como norteador das ações, a integração destes três elementos fundamentais.

As atividades visam a participação ativa e criadora do aluno no processo de aprendizagem. A curiosidade, a espontaneidade, o senso crítico, a liberdade de expressão e autonomia são incentivados e intermediados pela ação do professor.

A nossa linha de trabalho é norteada pela perspectiva sócio interacionista, dando às nossas crianças a oportunidade de construírem seu conhecimento. Esse trabalho é feito através de atividades que desafiam e estimulam o raciocinio dos alunos, guiando-os a novas descobertas e principalmente, ao prazer de aprender.

A investigação é o eixo central do nosso trabalho. Trabalhamos com Projetos independente da faixa etária dos alunos. Os estudos partem sempre de uma situação problema, dúvidas ou curiosidades que são pesquisadas ao longo do projeto trabalhado.

Em nossa filosofia são considerados os quatro pilares da educação (DELORS, Jaques et. Al).

Aprender a conhecer: para que o educando tome posse de conceitos básicos e científicos para o desenvolvimento de uma aprendizagem calcada em bases solidas para proporcionar a criatividade;

Aprender a fazer: Para que o nosso educando se torne apto a enfrentar diferentes situações e possa trabalhar em equipe, onde o processo de aprendizagem se alterna com lazer;

Aprender a conviver: Para que o nosso educando possa compreender e perceber as interdependências humanas, através de realizações de projetos comuns onde prepara a criança para administrar conflitos e respeitar os valores do pluralismo da compreensão mútua e da paz;

Aprender a ser: Para melhor desenvolver a sua personalidade e agir com maior capacidade de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal, desenvolvendo assim a memória, raciocínio estético e capacidade de comunicação.